• Michel

Monitoramento inteligente de mídia social


A análise de mídia social é a prática de coletar dados de sites de mídia social e analisar esses dados usando ferramentas de análise para tomar decisões de negócios. O uso mais comum da análise de mídia social é explorar o sentimento do cliente para apoiar as atividades de marketing e atendimento ao cliente.

As empresas estão percebendo o valor das mídias sociais quando se trata de satisfação do cliente, reputação da marca e tendências, e estão cada vez mais recorrendo à análise de mídia social para obter esses insights . Entretanto, analisá-los com eficiência para obter o máximo benefício comercial não é uma tarefa trivial.

O primeiro passo em uma iniciativa de análise de mídia social é determinar quais os objetivos de negócios serão beneficiados pelos dados coletados e analisados​​. Os objetivos típicos incluem aumentar as receitas, reduzir os custos de atendimento ao cliente, obter feedback sobre produtos e serviços e melhorar a opinião pública de um determinado produto ou marca.

Depois que as metas de negócios tiverem sido identificadas, a empresa deve definir os principais indicadores de desempenho ( KPIs ) para uma avaliação objetiva.

Métricas para rastrear

As métricas de negócios derivadas da análise de mídia social podem incluir o nível de influência de um cliente ou de um site (Influenciadores), que pode ser medido pelo número de seguidores em uma conta do Twitter e pelo número de retweets e menções ao nome da empresa.

Com o monitoramento de mídia social, as empresas também podem ver quantas pessoas acompanham sua presença no Facebook, Instagram, etc. e o número de vezes que as pessoas interagem com o site compartilhando ou curtindo as postagens.

O tipo mais avançado de análise de mídia social é a análise de sentimentos . Esta prática envolve sofisticados algoritmos de machine learning com processamento de linguagem natural (NLP). Estes algoritmos procuram descobrir e entender o significado por trás das declarações das pessoas. Esses algoritmos podem criar uma pontuação quantificada dos sentimentos do público em relação a uma empresa com base nas interações da mídia social e fornecer relatórios à gerência sobre como a empresa interage com os clientes.

Pesquisa de mercado e análise de mídia social

Há uma enorme quantidade de informações em dados de mídia social. Até hoje as empresas pagam pesquisas de mercados para entender os consumidores, que agora publicam voluntariamente suas opiniões em plataformas públicas de mídia social.

O problema é que essas informações estão na forma de texto, áudio, imagens e vídeos, que são dados não estruturados que os bancos de dados tradicionais não entendem. Mas, à medida que o aprendizado de máquina e a inteligência artificial avançaram, tornou-se possível quantificar praticamente todas estas informações.

Isso permite que as empresas extraiam informações sobre como o público percebe sua marca, que tipo de produto os consumidores gostam e não gostam e, geralmente, para onde os mercados estão indo.

A análise de mídia social possibilita que as empresas quantifiquem tudo isso sem usar pesquisas de mercados e fontes menos confiáveis.

Análise do que falam sobre o Corinthians

Para exemplificar o que podemos obter com o monitoramento vamos pesquisar o que estão falando do Corinthians.

Vamos analisar quantitativa e qualitativamente a menções ao Corinthians, os maiores influenciadores de opinião, os posts mais vistos, o sentimento dos corinthianos e comparar com os do Palmeiras

Primeiro visualizamos o número de menções nas redes sociais no período de 2018 em que foram realizados os jogos abaixo.


Vemos claramente que o jogo do dia 17 de maio (contra o Deportivo Lara) teve muito mais menções do que o dia 13 de maio (contra o Palmeiras).


Como era de esperar vemos também que os comentários aumentam fortemente nos dias do jogo ou no dia seguinte a um jogo.


Analisamos de onde provem as menções.

O maior número de meções vem do Facebook, seguiddo do Twitter e do Instagram.

Vejamos quantas das menções ao Corinthias também mencionam o Palmeiras

Como era de esperar o maior número de menções é do dia do jogo (13 de maio)

Análise de Sentimento

No período a grande maioria das menções foi positiva.

Principais Sites Influenciadores


Principais fontes de comentários



Principais autores de comentários



Palavras chaves

As palavras que mais aparecem nos comentários.


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