• Michel

IoT para Refrigeração Comercial

Atualizado: 25 de Fev de 2019

Os dados e insights fornecidos pela IoT vão revolucionar a forma como as empresas executam tarefas de segurança alimentar.

A IoT pode aprimorar sensivelmente a segurança e a qualidade dos alimentos sendo uma solução já encontrada na indústria alimentícia, seja nos fabricantes de alimentos ou aqueles que trabalham em serviços de alimentação ou varejo ou no seu transporte.




A anotação manual e a documentação associada agora podem ser substituídas por métodos totalmente automatizados e acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana, permitindo ganhos importantes de produtividade.



Monitoramento em Tempo Real

Alguns exemplos de como a IoT pode ajudar na segurança de alimentos incluem sensores em portas de geladeiras que podem enviar um alerta quando a porta é deixada aberta, além de contar o número de aberturas, monitoramento de consumo de energia e sensores de temperatura e humidade que podem monitorar e registrar dados para confirmar que os alimentos estão dentro das faixas seguras.

Todos os dados são enviados por meio de redes de internet conectadas a uma base de dados na nuvem. Daí são enviados à Central de Gerenciamento dos equipamentos, sem qualquer intervenção humana no caminho.


Em resumo, as das funções mais importantes que a integração de IoT em unidades de refrigeração comercial proporciona são a capacidade de transformar dados em informação bem como o monitoramento dessa informação em tempo real. .

- Primeiro, ele permite que os usuários coletem uma grande quantidade de dados sobre seus sistemas e padrões de uso, fornecendo insights úteis sobre suas operações e consumo de recursos.

- Segundo, o monitoramento em tempo real permitirá que os gerentes avaliem as condições a qualquer momento, de qualquer lugar. Isso permitirá que o gerenciamento interaja remotamente com os sistemas, economizando tempo e mão de obra e prevendo falhas ou manutenções.


A beleza de um sistema integrado de IoT reside na sua capacidade de ser gerenciado remotamente, sem exigir mão de obra local. Você pode definir alertas para determinados limites do sistema e receber notificações quando esses limites forem atingidos. Por exemplo, como é operacionalmente crítico manter itens perecíveis em uma determinada temperatura, se a temperatura nas suas unidades aumentar acima desse nível, você receberá uma notificação imediatamente. Isso permite que o gerenciamento trate de forma proativa as condições do mundo real remotamente, permitindo que eles mantenham uma visão de campo total da implantação de seus equipamentos a partir de seu telefone ou computador.

Você também não precisará de um novo sistema de TI pois todos os dados ficam armazenados na nuvem.


Maior Eficiência

No mercado atual de refrigeração comercial, ter unidades que funcionam com eficiência máxima não é mais um luxo, mas se tornou uma necessidade.

A tecnologia IoT produz um impacto significativo e mensurável na eficiência das unidades de refrigeração comercial. Através dos sensores que fornecem dados para a rede IoT, a unidade de refrigeração comercial será capaz de analisar as condições ambientais e se adaptar a elas em tempo real. As unidades de refrigeração trabalham muito quando precisam e entram em um estado de baixo consumo de energia quando não precisam.



Manutenção e Diagnóstico

A tecnologia de IoT, em muitos casos, permitirá que o gerenciamento preveja falhas de equipamento antes que elas apareçam. Por meio da previsão fornecida por uma unidade de refrigeração integrada IoT, a gerência poderá programar a manutenção preditiva em suas unidades. Isso reduzirá os custos de manutenção, além de minimizar o tempo de inatividade e o impacto que a falha do equipamento tem nas operações. A funcionalidade de diagnóstico fornecida pelos sistemas IoT permitirá que seus técnicos de manutenção diagnostiquem a funcionalidade do equipamento remotamente. Isso é extremamente benéfico para operações espalhadas por uma ampla área geográfica, pois permite a implantação inteligente de recursos onde eles são mais necessários. Ao mesmo tempo, a funcionalidade de diagnóstico dos sistemas integrados de IoT reduzirá os custos de mão-de-obra, identificando exatamente qual é o problema.




Controle aprimorado

As unidades de refrigeração comercial integradas da IoT colocam o controle total da unidade nas mãos das equipes de gerenciamento e manutenção. Um sistema baseado em IoT transmitirá constantemente dados em tempo real que são críticos para avaliar a integridade operacional de toda a sua rede de unidades de refrigeração. Com esses dados, você poderá determinar a funcionalidade em tempo real de suas unidades, se elas estão operando com eficiência máxima e se suas configurações operacionais são ideais. Além disso, muitas unidades integradas IoT permitem ao usuário controlar e alterar as configurações de suas unidades remotamente. Se uma unidade estiver funcionando a frio, você poderá alterá-la. Se você notar um alarme, pode desligá-lo enquanto despacha um técnico de manutenção. Através deste controle aprimorado sobre suas unidades de refrigeração, você muda radicalmente como interagir com seu equipamento


Segurança Alimentar

Se os produtos sensíveis à temperatura forem armazenados em um ambiente de alta temperatura por muito tempo, por exemplo, no transporte ou em equipamentos de refrigeração que falharam, isso pode afetar a vida de prateleira e a qualidade, mas o mais importante, pode causar problemas de segurança alimentar.


Empresas de transporte de alimentos nos Estados Unidos já são orientadas a incorporar dispositivos de registro eletrônico como uma nova regra de segurança alimentar da FDA.

3 Dimensões

Inteligência Artificial nas Empresas

Al. das Papoulas, 147 - Santana de Parnaíba - Alphaville, SP 06539-180 - (11) 4153 6004  - (11) 9 9795 9765

michel@3dimensoes.com.br