IoT - Internet das Coisas

Assim como os dias das centrais telefônicas manuais já não existem mais, pedágios dispensam cobradores e um “Big Mac” pode ser comprado em uma tela, espera-se que as equipes humanas continuem a ser  liberadas de trabalhos rotineiros para realizar  tarefas que exigem maior conhecimento e criatividade.

 

Nos últimos 10 anos, esta tendência acentuou-se fortemente, pois o mundo  em que vivemos se tornou muito mais interconectado, com smartphones e computadores, assim como  dispositivos do dia a dia se conectando rotineiramente uns com os outros para fornecer serviços.

Embora a maioria de nós já tenha ouvido falar da internet das coisas (IoT), talvez ainda não tenhamos percebido o impacto que isso terá nas empresas nos próximos anos. Prevê-se que o mercado de IoT crescerá de uma base instalada de 15,4 bilhões de dispositivos em 2015 para 30,7 bilhões de dispositivos em 2020 e 75,4 bilhões em 2025. São esperadas vendas de 500 milhões de sensores no mundo em 2020.

Usando sensores para registrar dados e a Internet para transmitir e agrupar esses dados, os dispositivos de IoT podem interagir com outros dispositivos e sistemas para criar soluções personalizadas para as necessidades de cada indivíduo.

 

Por exemplo, os sistemas de IoT podem monitorar sua casa enquanto você está fora e alertá-lo sobre algo suspeito. Usando a localização GPS do seu telefone, o sistema pode detectar que você saiu ou voltou para a casa e ativar / desativar o monitoramento de segurança com base nisso.

 

Exemplos práticos de aplicações existentes de IoT são veículos conectados,  monitoramento de redes púbicas de energia, gas e água e automação de estoques.

A IoT também traz grandes oportunidades para avanços na análise de dados. O registro de tantos dados, por mais insignificantes que estes dados possam parecer,  permite que as empresas obtenham informações “escondidas”  sobre seus processos e desempenho, e com a introdução de modelos de Inteligência Artificial, ajudam a planejar o futuro e melhorar as operações atuais.

No Brasil, determinadas indústrias estão preparadas para colher os benefícios da tecnologia IoT. Os setores rurais, sustentados pelo agronegócio, e as indústrias de possuem uma alta capacidade se encaixam neste grupo.

Muitos processos exigem um controle meticuloso das condições, como temperatura, pressão e umidade. Os dispositivos conectados à IoT podem ajudar a monitorar essas variáveis, detectar erros e corrigi-los instantaneamente. Veja um exemplo de aplicação em sistemas de refrigeração neste post.

3 Dimensões

Inteligência Artificial nas Empresas

Al. das Papoulas, 147 - Santana de Parnaíba - Alphaville, SP 06539-180 - (11) 4153 6004  - (11) 9 9795 9765

michel@3dimensoes.com.br